

Sobre o Projeto
Cola Direitos é um projeto cultural que leva informação, através de oficinas de lambe-lambe e sua arte.
Nesta edição, trabalhamos com crianças e seus familiares um dos nossos patrimônios históricos da cidade, a Ponte Torta.
Conversamos sobre sua importância histórica e a seguir levamos o conceito de lambe lambe e criamos artes informativas e criativas!
Acessibilidade
Para esse projeto, criamos QR Codes com
audiodescrição para que pessoas com baixa visão e deficiência visual, possam participar desse projeto.
A seguir os lambes que foram criados em nossa oficina pelas crianças e seus familiares.
Abaixo das artes, você encontra algumas informações sobre a Ponte Torta e o Lambe-Lambe
Nossa Ponte
Você conhece ou já ouviu falar da Ponte Torta?
Ela está localizada bem pertinho da biblioteca, entre a Rua Dr. Odil Campos Saes e a Rua José do Patrocínio.
Possui a forma de arco e também era conhecida como “Ponte Redonda”, “Ponte do Arco” e “Ponte dos Bondes”.
Da biblioteca até a Ponte Torta são 5 minutinhos a pé!
O rio que passa pela Ponte Torta se chama Guapeva.
O bairro onde a Ponte Torta está localizada se chama Vila Arens.
Por que a nossa Ponte Torta é importante?
A ponte foi construída entre
1888 e 1889
O pedreiro italiano Paschoal Scollato e o engenheiro Willian Harr foram os responsáveis.
Este é o desenho do projeto para construí-la.
Imagine só? Ela foi construída antes dos seus bisavós!
Ela conta um pouco da história das origens do transporte coletivo em Jundiaí. Entre o final do século XIX e o início do século XX, bondes movidos por tração animal passavam por ali, transportando pessoas entre o centro da cidade e a estação ferroviária, no bairro da Vila Arens.
Obras no rio Guapeva
No passado, as enchentes do rio Guapeva causavam muitos alagamentos na região. Para conter as enchentes, foram realizadas obras que comprometeram a estabilidade da ponte.
Como o rio ficou com as margens maiores, para evitar que a ponte caísse, foi construído um bloco de concreto em sua fundação. Isso ajudou a manter a ponte firme e segura até hoje.
A Ponte Torta é especial na nossa cidade porque conta como o rio mudou, como os meios de transporte cresceram e como a cidade se transformou ao longo do tempo. É única em contar essa história!
Você sabe o que é tombamento?
Quando construções são historicamente importantes e contam histórias, elas recebem uma proteção chamada TOMBAMENTO. Essa proteção garante que elas não sejam derrubadas, que continuem de pé com suas características, para que futuras gerações possam continuar aprendendo sobre a história
A Ponte Torta é tombada pelo COMPAC (Conselho Municipal do Patrimônio Cultural) desde 2011.
Em 2015, a Ponte Torta foi restaurada com um projeto muito legal do estúdio Sarasá. Olha minha foto aí! Eu até pude subir na ponte, acreditam?
Esse projeto, além de deixar a ponte linda, reuniu histórias de moradores e mostrou muitas curiosidades
A Ponte Torta é tão importante para a história e cultura jundiaiense que virou até nome de bloco de carnaval, bebida, feira e outras coisas.
A história é uma ponte entre o passado e o presente. Cuidar da Ponte Torta é importante porque nos mostra como nossos antepassados viviam e trabalhavam.
Quando conhecemos nossa história, nos sentimos mais parte do lugar onde moramos, cuidamos mais e nos sentimos mais seguros.
Você já ouviu falar de Lambe-Lambe?
O lambe-lambe é um tipo de arte urbana. Isso quer dizer que ele aparece nos muros, paredes e até nos postes da cidade. É feito com papéis grandes, contendo desenhos ou mensagens, que são colados com cola ou uma mistura de água e farinha. O nome vem justamente dessa forma de fixação dos cartazes, que eram ‘lambidos’ com generosas pinceladas dessa mistura.
Antigamente, as pessoas usavam essa técnica para espalhar mensagens importantes, como anúncios de eventos ou avisos. Era uma maneira rápida e barata de falar com muita gente ao mesmo tempo
Com o passar do tempo, artistas começaram a usar o lambe-lambe para mostrar suas obras de arte. Eles desenhavam coisas lindas em grandes folhas de papel e colavam nas ruas para que todos pudessem ver. Isso fez com que as cidades ficassem mais coloridas e alegres.
O lambe-lambe é muito importante porque ele leva a arte para perto das pessoas. Ao invés de só vermos arte em museus, podemos encontrá-la nas ruas, no caminho para a escola ou para o trabalho. Além disso, o lambe-lambe ajuda a dar voz aos artistas, permitindo que eles compartilhem suas ideias e sentimentos com todo mundo.
Essa técnica é uma grande contribuição para a arte urbana porque transforma os espaços da cidade. O lambe-lambe nos faz pensar, sorrir e até mesmo refletir sobre coisas importantes. Ele mostra que a arte pode estar em qualquer lugar e ser apreciada por todos.
Agora podemos unir as informações que aprendemos sobre a Ponte Torta com arte e criar cartazes que levem informação com criatividade para outras pessoas. Vamos fazer isso?
Com figuras recortadas, desenhos, letras, palavras, cores, podemos fazer muita arte informativa!
Oficina
Aqui algumas fotos da oficina que aconteceu na Biblioteca Municipal de Jundiaí